segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Médicos alertam: calor em MS oferece risco para quem trabalha no ar condicionado

Sair do ar condicionado direto para calorão da rua é perigoso

  • Muitos passam o dia trabalhando no ar condicionado (Foto: Luiz Alberto)
  • Sair do ar condicionado para o sol das ruas pode ser muito perigoso. A mudança brusca de temperatura, conhecida como choque térmico, pode causar de doenças respiratórias a paralisia facial, segundo o médico Rafael Pontes.
    O nariz é o primeiro afetado pela variação de temperatura. Por conta da baixa umidade do ar, a “faxina” nas narinas fica prejudicada, gerando acúmulo de germes. “Ao sair de um ambiente frio direto para um quente, estamos inicialmente correndo vários riscos de doenças e infecções respiratórias, como rinite, sinusite, amidalite, faringite”, lista o doutor.
    Mas pode ser ainda pior. Sair do ar condicionado, da sua casa ou do trabalho, e dar de cara com o sol de cerca de 40°C pode ser perigoso. “A mudança brusca de temperatura causa momentânea baixa da imunidade, podendo acarretar até em paralisa facial”, alerta Pontes.
    Campo-grandenses sofrem com mudança
    Recepcionista em concessionária,Andreia Morais, 27 anos, diz estar sofrendo com a mudança de temperatura. “O ar condicionado do trabalho fica bem forte. Quando saio e depois quando volto sinto a diferença. Estou curando da dor de garganta, mas com o calor só piora, sem contar que o nariz fica ruim”.
    Neusa dos Santos, 33 anos, balconista de farmácia, diz ter atendido só no domingo mais de vinte clientes que alegavam estar com dor de cabeça por conta do tempo. “Todos sofrem com este choque térmico. Estou bebendo bastante água, está muito quente. Minha mãe veio de Mato Grosso me visitar mas já vai embora porque não está agüentando o calor”, revela.
    Empresária proprietária de lotérica, Cristiane Costa, 55 anos, é outra que passa diariamente pela mudança, ar condicionado bafo quente. “Sabemos que não faz bem, mas não tem jeito. Precisamos trabalhar no ar condicionado, é o único jeito de agüentar o calor”.
    Dicas
    O médico recomenda dicas para evitar o choque térmico. “A hidratação é muito importante, tem que beber bastante líquido, uma média de 2 litros por dia, de preferência em temperatura ambiente. Também é preciso se proteger da exposição direta do sol e não fazer atividades físicas nos horários mais quentes do dia”.
    Previsão
    Por causa de sistema de alta pressão, que aproximou-se do continente é que o calor vem batendo recorde neste inverno, segundo a meteorologia. De acordo com a previsão, até o dia 26 de setembro, o calor deve predominar com temperaturas em 42 °C, quando uma frente fria chega ao Estado e as temperaturas diminuem, mas voltam a subir em seguida.
     Já para esta terça-feira (22), a meteorologia prevê temperatura de 42° C.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário