terça-feira, 25 de agosto de 2015

Escondendo as provas: Decisão favorável a Bernal causa corre-corre dentro da Prefeitura de Campo Grande


Movimentação teve início por volta das 15 horas
  • Documentos e caixas começaram a ser carregados da Prefeitura depois que Bernal obteve vitória na Justiça (Leitores/WhatsApp)
  • Depois de decisão da Justiça que devolveu o cargo de prefeito de Campo Grande para Alcides Bernal (PP)houve correria no Paço Municipal, na Avenida Afonso Pena, por volta das 15 horas desta terça-feira (25). A reportagem do Midiamax flagrou aproximadamente 15 pessoas descendo as escadas do prédio com cadernos e pastas nas mãos.
    Leitores do jornal também enviaram fotos, aonde é possível ver documentos sendo carregados por possíveis servidores municipais.
    Inclusive, no estacionamento da Prefeitura, uma possível assessora de Gilmar Olarte (PP), afastado do cargo de chefe do Executivo municipal na manhã de hoje, teria sido vista saindo em um carro preto, com vidros escuros, do local.
    Em seguida uma caminhonete branca também deixou o espaço com alguns caixas no banco de passageiros. Informações preliminares garantem que a movimentação dos funcionários e de cargos no Paço teve início pouco depois da vitória de Bernal no TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).
    O secretariado de Gilmar Olarte também estava reunido na Prefeitura para discutir sobre a posse do vereador Flávio César (PTdoB) como prefeito interino e das festividades do dia 26 de agosto, data em que Campo Grande completa 116 anos. O encontro foi interrompido imediatamento assim que os secretários souberam da decisão judicial.

    Justiça

    O relator do processo, Divoncir Maran, votou contra o pedido da defesa de Bernal, mas dois outros desembargadores, Tânia Garcia Freitas Borges, e Sérgio Martins, decidiram a favor do ex-prefeito.
    Em pouco mais de um ano e meio, esta é a segunda decisão que Bernal consegue para retomar o cargo. No dia 15 de maio de 2014, pouco mais de dois meses depois de ser cassado, Bernal conseguiu retornar ao cargo por força de liminar do juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, David de Oliveira Gomes Filho, que suspendia decreto da Câmara Municipal, em virtude de uma ação popular movida pelos vereadores Ayrton Araújo (PT), Cazuza (PP), Luiza Ribeiro (PPS), Paulo Pedra e Zeca do PT, que à época ainda ocupava cadeira na Casa de Leis.
    Horas depois o desembargador do TJ-MS, Vladimir Abreu da Silva, que estava de plantão, derrubou liminar obtida pelo radialista e Olarte retornou ao Executivo municipal. O ex-prefeito tentou reverter a situação acionando o STJ (Superior Tribunal de Justiça) por duas vezes, mas também foi derrotado. Ele recorreu ao STF e, ontem, perdeu novamente.
    Agora o TJ-MS reverte a situação, no mesmo dia em que Gilmar Olarte foi afastado, por suspeita de envolvimento em um esquema para afastar Bernal.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário