quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Prefeitura mente sobre reunião de professores só para beneficiar vereadores da base aliada


Eduardo Romero negociou a reunião entre professores e secretários, mas como se declarou independente, o site da prefeitura deu crédito aos vereadores da base, Professor João Rocha e Herculano Borges.
Reunião como efetivamente aconteceu entre vereadoes, secretários e professores.Reunião como efetivamente aconteceu entre vereadoes, secretários e professores.
Por esquecimento ou algo parecido, a assessoria de comunicação da prefeitura retira do site oficial a presença do vereador Eduardo Romero (PTdoB), e o fato de ele ter sido responsável pela reunião que praticamente selou um acordo que porá fim à greve dos professores da Rede Municipal de Ensino (Reme). No melhor estilo das Ditaduras, como a Stalinista, que apagava figuras que o regime expurgava da história soviética falsificando e alterando imagens, como forma de “reescrever o passado”, o governo municipal de Gilmar Olarte (PP por liminar) vem tentando expurgar e denegrir a imagem dos vereadores de oposição ou que se declaram e agem de forma independente.
A imagem que ilustra a matéria é da reunião com todos os membros presentes, a que foi divulgada pelo site da prefeitura de Campo Grande (veja abaixo) apresenta momentos que antecederam a reunião, ainda sem a presença de Eduardo Romero.
Texto montado
O texto divulgado pela assessoria da prefeitura, diz exalta a atuação do professor João Rocha, não por acaso presidente da Comissão Processante que irá julgar o prefeito Olarte por Corrupção e Lavagem de Dinheiro, mesmos crimes pelos quais responde na Justiça de Mato Grosso do Sul e do qual tenta se livrar buscando conseguir um habeas corpus que obstacule o trabalho judicial e impeça seu afastamento por até 180 dias do comando do executivo municipal. Manobra que tem apoio de sua base na Câmara de Vereadores que se viu reduzida de 23 para 18 vereadores.
Acompanhe o texto produzido pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Campo Grande,e publicado no dia 19 de agosto, sob o título “Vereadores intermediam retomada das negociações com representantes dos professores em greve”:
Os secretários de Governo, Paulo Matos e de Educação, Marcelo Salomão receberam, na manhã desta quarta-feira (19), uma comissão de professores da Rede Municipal de Ensino  (Reme), que ainda estão em greve. A reunião foi intermediada pelo presidente da Comissão de Educação e Desporto da Câmara, João Rocha e do vereador Herculano Borges, membro da mesma comissão.
(...)
dois vereadores, que também são professores, defenderam junto aos representantes do magistério, uma postura de entendimento, livre de radicalismo para restabelecer a normalidade nas escolas municipais.(...)
(...)
N.R.: Os grifos são da Redação do MS Notícias. Percebam, na foto que ilustra a matéria do site da Prefeitura, a exclusão do vereador Romero.
Comparativo
Em contraposição, a assessoria de Eduardo Romero, havia divulgado nota em 20 de agosto, que informa como realmente os fatos se deram, com o título “Eduardo Romero articulou reunião entre professores e prefeitura para discutir fim da greve na REME”:
Um grupo de professores interessados em encerrar o mais breve possível a greve da categoria na Rede Municipal de ensino (REME) procurou o vereador Eduardo Romero (PT do B) - que também é professor e desde o início do movimento dos docentes têm mediado reuniões – para pedir apoio para retomar diálogo com a prefeitura.
O vereador recebeu os professores na Câmara Municipal na manhã de quarta-feira, 19. Os docentes explicaram quais são suas ressalvas em fechar acordo com a prefeitura, sendo a falta de confiança no cumprimento de acordo por parte da prefeitura o maior entrave. (...) .
(...) o vereador entrou em contato com o secretário de governo, Paulo Matos, solicitando uma reunião ainda na quarta-feira. O encontro ocorreu logo em seguida no Paço Municipal.
Eduardo Romero convidou os vereadores João Rocha e Herculano Borges para participarem do encontro, como parlamentares da Comissão de Educação da Câmara. ‘Estou trabalhando pelo fim da greve às claras, conversando com os dois lados desde o início. Decidi chamar os dois vereadores pra participar porque a união de forças nesta situação em que já há um desgaste é muito importante’, explica Eduardo.
Além dos três vereadores e professores, participaram da reunião o secretário de governo, Paulo Matos e o de educação, Marcelo Salomão. Ficou definido que propostas sejam firmadas em documento que serão apreciadas em assembleia da categoria na tarde desta quinta-feira.

N.R.: Os grifos são da Redação do MS Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário