A literatura de autoajuda é um dos gêneros literários que figuram na lista dos livros mais vendidos de todos os tempos, apesar de ainda sofrer preconceito. Os livros de autoajuda são considerados amigos nas horas difíceis, oferecendo apoio para enfrentar os desafios espirituais, emocionais, desenvolver o autoconhecimento e como o próprio nome diz, oferecendo autoajuda. Uma relação com os 8 melhores livros do gênero autoajuda de todos os tempos menciona alguns pontos que contribuíram para que estes livros se destacassem como os dez melhores. Os livros de autoajuda que se destacam entre os oito melhores adquiriram essa posição devido à capacidade de seus autores apresentarem de forma simples um assunto tão complexo.
Os 8 melhores livros do gênero autoajuda de todos os tempos
1. Minutos de Sabedoria
O famoso livrinho em formato de bolso publicado por Torres Pastorino é um dos campeões quando o assunto são mensagens de motivação. Lançado em 1980, ainda hoje centenas de exemplares são comercializados diariamente no país.
2. O Sucesso é ser Feliz
O autor Roberto Shinyashiki já vendeu mais de 5 milhões de exemplares somando-se todos os seus livros. Apresenta neste livro temas que argumentam o que é felicidade e quais os meios para alcançá-la.
3. Um Dia "Daqueles"
Está entre os oito melhores livros de autoajuda de todos os tempos porque o autor Bradley Trevor Greive inovou trazendo uma nova roupagem a este estilo de literatura associando fotos engraçadas de animais a frases com lições de vida.
4. As Consolações da Filosofia
O escritor suíço Alain de Botton comparou de maneira bem humorada as semelhanças entres os atuais autores e os grandes pensadores de todos os tempos.
5. As Sete Leis Espirituais do Sucesso
Deepak Chopra é médico e autor de mais de 25 livros deste gênero. Publicou este best-seller no formato de livro de bolso, com inspirações espiritualistas e hinduístas que pregam que o sucesso pessoal é resultado da compreensão de nossa natureza como ser humano e de como seguir as leis da natureza.
6. Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
Stephen Covey está entre os oito melhores deste gênero literário porque seus livros são verdadeiros guias para se alcançar o sucesso empresarial. O autor morreu em 2012.
7. Quem Mexeu no Meu Queijo?
Através de uma história simples utilizando os ratinhos Sniff e Scurry, e os duendes Hem e Haw, Spencer Johnson retrata os objetivos (queijos) que queremos alcançar.
8. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas
Lançado por Dale Carnegie em 1937, o livro já vendeu até hoje mais de 50 milhões de exemplares.
Se você já leu algum dos livros listados ou gostaria de indicar um título que não se encontra na lista, compartilhe conosco.