quarta-feira, 4 de maio de 2016

Após onda de frio, meteorologia alerta para umidade em 20% na Capital

Característica das baixas temperaturas continua atuando sobre Estado

Leandro Abreu
Para diminuir efeitos do tempo seco, orientação é se manter sempre bem hidratado. (Foto: Alcides Neto)Para diminuir efeitos do tempo seco, orientação é se manter sempre bem hidratado. (Foto: Alcides Neto)


O frio durante o dia foi embora na segunda-feira (2), mas a baixa umidade relativa do ar característica permanece atuando sobre Campo Grande e boa parte de Mato Grosso do Sul. Entre hoje e amanhã (5) os níveis podem chegar aos 20% durante a tarde, considerado Estado de Atenção, conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde).

De acordo com o meteorologista Franco Villela, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o tempo seco é uma característica do frio que passou pelo Estado até o último fim de semana, mas não foi embora com as baixas temperaturas. “As massas de ar frio são mais secas e aos poucos as temperaturas sobem com mais facilidade e o tempo seco persiste. Deve ficar assim até amanhã pelo menos”, explicou.
O Inmet emitiu no fim da manhã de hoje um alerta de baixa umidade relativa do ar para as regiões central, norte e leste de Mato Grosso do Sul. Com o aviso, os cuidados como se hidratar, evitar a prática de atividades físicas entre às 10h e 16h e usar roupas claras devem ser intensificadas pelas pessoas, principalmente entre as crianças e idosos.
Além do tempo seco, o calor deve ultrapassar os 30°C todos os dias até o fim de semana. Para quinta-feira os termômetros variam entre 18°C e 31°C na Capital, com umidade entre 60% e 25% nos momentos mais críticos. Na sexta-feira (6) o calor sobe para 32°C e no sábado (7), quando há previsão de chuva isolada em Campo Grande e região, as máximas não passam dos 28°C.
Ainda de acordo com o meteorologista, a chuva prevista para o fim de semana deve amenizar um pouco as altas temperaturas, mas não traz de volta o frio. “O calor dá um trégua com a chuva, mas logo volta. Não há previsão para um novo frio intenso como aquele por enquanto”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário