Comercial de O Boticário gerou polêmica e denúncias ao Conar.
Sonho de Valsa, Gol e BB Seguros também já defenderam a diversidade.
A campanha de Dia dos Namorados de O Boticário, que mostra diferentes tipos de casais, heterossexuais e homossexuais, trocando presentes, provocou polêmica e tem gerado uma onda de mobilizações nas redes sociais. Até mesmo o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) decidiu abrir um processo para julgar a propaganda após receber mais de 20 denúncias de consumidores que consideraram o comercial "desrespeitoso a à sociedade e à família".
Se no Brasil, esse tipo de posicionamento começa a fazer parte da estratégia das marcas, lá fora a publicidade "friendly" ou "colorida" já é uma tendência. Nos últimos anos, Coca-cola, McDonald's, Starbucks, Tiffany, Banana Republic, Honey Maid e Hallmark Cards também divulgaram peças em celebração da diversidade sexual.A iniciativa do O Boticário, entretanto, não é inédita. Tem sido cada vez mais comum empresas se posicionarem a favor da diversidade. Recentemente, marcas como Gol e Sonho de Valsa também exibiram vídeos com casais gays, com direito até a beijo. Nas redes sociais, a Motorola Brasil e o Banco do Brasil Seguros também defenderam as diferentes formas de amor.
Confira abaixo 10 campanhas com casais gays lançadas no Brasil e no exterior:
Dia dos Namorados O Boticário
Comercial traz diferentes formações de casais trocando presentes. Vídeo gerou uma espécie de "competição" entre "likes" e "dislikes" no YouTube. Assista ao vídeo
Pense Menos, Ame Mais (Sonho de Valsa)
Campanha em TV aberta do bombom mostra casais de diversos tipos em beijos apaixonado, incluindo um casal de homossexuais do sexo feminino. Assista ao vídeo
Dia das Mães GOL | Gilberto e Rodrigo
A história do casal gay que adotou uma criança foi uma das 3 famílias escolhidas pela empresa aérea para a sua campanha de Dia das Mães deste ano. Assista ao vídeo
Para todas as formas de amor (BB Seguros)
Ilustração de família com 2 pais foi publicada em maio pelo Banco BB Seguros em sua página no Twitter para marcar o Dia Mundial da Luta Contra a Homofobia.
Escolha o amor (Motorola)
A empresa de tecnologia mudou o seu logo nas redes sociais e divulgou nesta terça-feira (2) uma animação com uma passeata para "celebrar a diverdidade das escolhas".
Felicidade sobre a tradição (Coca-Cola)
Campanha da Coca-Cola na Holanda espalhou neste mês de junho cartazes com a imagem de um casal gay brincando com um bebê. "Nós escolhemos a felicidade sobre a tradição", diz o anúncio.
Venham como vocês são (Mc Donald’s)
Propaganda de 2010 na França gerou polêmica. No filme, um adolescente está vendo uma foto de sua turma de colégio. Seu telefone toca e ele diz que está com saudades. O pai chega, lembra que no passado teve problemas com as garotas e diz que o filho tem sorte de estudar num colégio só de rapazes. Assista ao vídeo
Tiffany & Co. – Will You?
A joalheria lançou no início do ano uma campanha que incluiu pela primeira vez na sua história de 178 anos uma proposta de união de pessoas do mesmo sexo. Os anúncios apresentaram uma apresenta uma série de casais apaixonados. Já a peça em vídeo traz apenas uma aparição rápida e discreta de um casal de homens.Assista ao vídeo
Campanha de Dia dos Namorados (Hallmark Cards)
Empresa de cartões reuniu casais para falarem sobre seus relacionamentos, incluindo um casal de lésbicas. Os participantes foram convidados a descreverem seus sentimentos sem utilizar a palavra “amor”. Assista ao vídeo
This is Wholesome (Honey Maid)
Honey Maid:Marca de cereal exibiu no ano passado uma propaganda com pais gays, além de celebrar pais de etnias diferentes.Assista ao vídeo
Nenhum comentário:
Postar um comentário