terça-feira, 28 de julho de 2015

Processos no TCU faz Joaquim Levy omitir Petrobras e Furnas em seu curriculum


Fabiano Portilho
 
Aos 53 anos, Joaquim Vieira Ferreira Levy, conhecido como "mãos de tesoura" por causa do corte de quase R$ 70 bilhões do orçamento federal já foi secretário do Tesouro Nacional durante o primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. Antes de ser nomeado Ministro da Fazenda do Governo Dilma Rousseff, atuou como diretor-superintendente do Bradesco Asset Management, braço de gestão de recursos do Bradesco. É formado em Engenharia Naval com doutorado em Economia. Levy é doutor em Economia pela Universidade de Chicago (1992), tem mestrado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 1987, e é formado em Engenharia Naval pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 1990, foi professor do curso de mestrado da FGV. Trabalhou no FMI e no BC Europeu
Dois anos depois, começou a trabalhar no Fundo Monetário Internacional (FMI), onde ficou até 1999. No FMI, ele atuou nos departamentos do Hemisfério Ocidental, Europeu I e de Pesquisa, nas divisões de Mercado de Capitais e da União Europeia.
Entre 1999 e 2000, Levy trabalhou como economista visitante do Banco Central Europeu nas áreas de Mercado de Capitais e de Estratégia Monetária.
Atuou na área econômica de FHC e Lula
O economista começou sua carreira no governo brasileiro durante o último mandato do tucano Fernando Henrique Cardoso. Em 2000, ele foi nomeado Secretário-Adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda e, no ano seguinte, assumiu o cargo de economista-chefe do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Com a chegada de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao poder em 2003, Levy foi alçado ao cargo de Secretário do Tesouro Nacional – onde ficou até 2006.
Ficou 7 meses no BID
Levy assumiu o cargo de vice-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em abril de 2006, mas deixou o posto em novembro do mesmo ano por supostas divergências com o então presidente da instituição, Luis Alberto Moreno – de acordo com relatos feitos à Agência Estado na época.
Neste período, o brasileiro ficou responsável pelos departamentos Financeiro, Jurídico, de Pesquisa, de Informática e Serviços Gerais, de Orçamento e Aquisições Institucionais, de Integração e Programas Regionais e de Recursos Humanos.
Foi secretário da Fazenda do RJ
Em janeiro de 2007, foi nomeado secretário da Fazenda do Rio de Janeiro, durante o governo de Sérgio Cabral (PMDB). Em sua gestão, o estado foi confirmado como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.
FURNAS E PETROBRAS
Estranhamente o Ministro da Fazenda Joaquim Levy não menciona em seu curriculum sua passagem pela TBG/GASPETRO, empresa subsidiária da Petrobras, responsável pelo Gasoduto Brasil/Bolívia. Levy também foi Conselheiro Administrativo de Furnas, na época em que a Presidenta Dilma Rousseff, era Ministra de Minas Energia. Acompanhe:
O "Homem-Forte" da economia do Brasil, Joaquim Levy foi alvo de investigações por parte do Tribunal de Contas da União (TCU) quando o mesmo ocupou ambos os cargos, acompanhe:


Nos dois processos, o TCU investigava a contratação indevida por inexigibilidade de licitação e alterações contratuais acima dos limites legais permitidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário