quinta-feira, 2 de julho de 2015

Mundo do Faz-de-conta: Mais postos 24 horas vão atender vacina esse fim de semana

No fantástico mundo da Prefeitura, abrir,sala de vacinas precariamente é compensar ausência de profissionais de enfermagem

Aline dos Santos
Muita procura e longa espera no Tiradentes para quem precisou de vacina. (Foto: Fernando Antunes)Muita procura e longa espera no Tiradentes para quem precisou de vacina. (Foto: Fernando Antunes)
João Vítor tomou quatro doses de vacina no sábado. (Foto: Fernando Antunes)João Vítor tomou quatro doses de vacina no sábado. (Foto: Fernando Antunes)
Mais duas salas de vacinação serão abertas pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) neste fim de semana em Campo Grande. A medida é para atender a demanda reprimida por conta da greve dos enfermeiros, deflagrada em 20 de junho.
No último fim de semana, a procura foi grande, com espera de horas e muitos saíram sem conseguir vacinar. Além das unidades do Tiradentes e Coronel Antonino, que já funcionaram nos dias 27 e 28 de junho, serão abertas as salas de vacinação do Nova Bahia e Guanandi.
No sábado, o cenário foi de muita fila. A bancária Renata Mendes, 31 anos, chegou às 7h no posto do Tiradentes e conseguiu que o o filho João Vitor, de 2 meses, tomasse quatro vacinas.
Mudança - De acordo com a assessoria de imprensa da Sesau, desta vez não terá horário de almoço, portanto, o serviço será ininterrupto das 7h às 17h. A exemplo do último fim de semana, serão distribuídas 100 senhas a partir das 7h.
O serviço não será mutirão, mas medida para quem estiver com o calendário vacinal vencendo. Ainda segundo a Sesau, se as 100 pessoas forem atendidas antes das 17h, serão distribuídas novas senhas. Neste caso, o perfil do paciente é determinante. A vacina no adulto é mais rápida, enquanto as crianças tomam mais doses, o que exige maior dispêndio de tempo.
Apesar da greve, alguns enfermeiros se dispuseram a trabalhar. Conforme a secretaria, no último fim de semana foram vacinadas 602 pessoas, com distribuição de mais de 1,6 mil doses entre atualização do calendário básico vacinal e campanha contra a gripe.
Greve - A prefeitura de Campo Grande pediu a prisão por desobediência de dois representantes da greve dos enfermeiros e quer o aumento da multa de R$ 3 mil para R$ 50 mil. Os pedidos foram encaminhados ao TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) no dia 30 de junho e ainda não houve decisão.
Em 22 de junho, a administração municipal obteve liminar para que 80% do efetivo voltasse ao trabalho, mas os grevistas pediram ao TJ detalhes de como cumprir a ordem e não retornaram.
O tribunal marcou para 7 de julho, às 14h30, audiência de conciliação entre a prefeitura e os enfermeiros. Os profissionais de enfermagem querem reposição da inflação e pagamento do piso da categoria.
Endereços - A UBS Tiradentes fica localizada na venida José Nogueira Vieira, bairro Tiradentes. O posto do Coronel Antonino fica na Dr. Meireles, bairro Coronel Antonino (próximo ao Corpo de Bombeiros).
A UBS Nova Bahia está localizada na avenida Senhor do Bonfim, bairro Nova Bahia. A UBS do Guanandi fica na rua Cora, bairro Guanandi

Nenhum comentário:

Postar um comentário