sexta-feira, 10 de julho de 2015

Prefeitura libera R$ 2 milhões e paga dívida com médicos da Capital



    A Prefeitura de Campo Grande regularizou ontem, no final da tarde, o pagamento que estava em atrasado das gratificações e plantões dos médicos da Capital que haviam sido cortados em abril deste ano. Segundo presidente do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul (Sinmed) Valdir Siroma, ontem foi depositado aos médicos R$ 2 milhões.
    Valdir explica que o valor é referente às gratificações atrasadas e a primeira parcela dos plantões suspensos dos meses de abril e maio. Ainda, segundo presidente do Sinmed, a Prefeitura precisa efetuar pagamento de mais cinco parcelas, de agosto a dezembro, para quitar o valor em débito devido aos plantões noturnos suspensos. "Fizeram pagamento ontem à tarde, agora vamos esperar dia cinco de agosto para ver se a Prefeitura continua cumprindo o acordo", diz Valdir.
    Com depósito efetuado ontem, a Prefeitura, conseguiu evitar nova greve dos médicos que atuam na Capital, que desde segunda-feira (6), quando deveria ter sido repassado o valor, já anunciavam possibilidade de greve. Na segunda, o presidente do Sinmed conversou com MS Notícias e informou que prazo limite para Prefeitura cumprir acordo era hoje. Este ano, os médicos estiveram em greve por 25 dias, com início em seis de maio. 
    "O Município precisa entender que saúde não é gasto e sim investimento. É preciso haver planejamento de longo prazo para ações da saúde. Agora vamos dar continuidade à nossa luta, que tem como meta realização de concurso imediato para preencher déficit de profissionais na Capital", afirma Siroma. Hoje, segundo presidente do Sinmed, há um déficit de pelo menos 100 profissionais nas unidades de saúde da Capital, e o último concurso foi realizado em 2011. Atualmente, existem 1.400 médicos na rede municipal de saúde dos quais 706 são concursados e 688 contratados, conforme informações do Sinmed. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário