sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Prefeitura e Solurb abrem “trégua” e o lixo volta ser recolhido

Fabíola Camilo 


CG Solurb/Foto: Wanderson LaraCG Solurb/Foto: Wanderson Lara
Na tarde de quinta-feira (22) houve uma reunião de conciliação da Prefeitura Municipal de Campo Grande com a CG Solurb, onde foi definido que as coletas seriam retomadas normalmente e os valores seriam apurados.
Depois de alguns dias com o serviço de coleta de lixo sem funcionamento por falta de combustível, 11 dos 40 caminhões voltaram a funcionar na noite de terça-feira (21), mas com o acordo feito entre a Prefeitura e Solurb na quinta-feira, todos os caminhões já estão em funcionamento.
Segundo o Procurador Geral do Município Denir de Souza, "os valores questionados pela Prefeitura serão apurados por uma comissão que tem participação tanto da Prefeitura como da Solurb com supervisão do Ministério Publico Federal (MPF), mas que houve sim uma conciliação", destacou Souza. 
 Paralisação
Os trabalhadores da Solurb suspenderam as atividades de coleta de lixo em Campo Grande, na manhã de quinta-feira, 3 de setembro em protesto sobre o não pagamento do vale alimentação, que era previsto para ser pago no dia primeiro de setembro e não foi efetivado. Em torno de 350 trabalhadores ficaram sem trabalhar afetando regiões como o De acordo com a categoria, o vale alimentação é de R$ 373 reais, que estava atrasado. 
Primeira greve
A greve aconteceu no dia 11 de setembro e o motivo de acordo com a empresa, a prefeitura teria três faturas em aberto totalizando R$ 23,7 milhões, além de reajustamentos atrasados mais de 14 meses. O contrato inclui a coleta de lixo e mais 13 serviços. O custo mensal variava conforme o volume de serviço executado.
Segunda greve
Solurb, empresa concessionária dos serviços de limpeza parou novamente seus serviços no dia sete de outubro alegando, novamente, não ter dinheiro para pagar os funcionários, que estariam com os salários de setembro atrasados. Segundo a empresa, além dos salários, os trabalhadores também não teriam recebido o ticket alimentação no a empresa usou os mesmos argumentos quando os trabalhadores entraram em greve pela primeira vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário