sábado, 16 de janeiro de 2016

CRS funciona sem médicos e postos de saúde ficam sem pediatras no fim de semana

Escala limitada de profissionais em Campo Grande prejudica famílias que contam apenas com a rede pública de saúde

A falta de profissionais de atendimento infantil é problema constante na rede municipal de saúde de Campo Grande. Na escala de plantão deste final de semana, 16 e 17 de janeiro, apenas as três Unidades Básicas de Saúde (UPAs) contam com pediatras, que atendem em apenas um dos seis Centros de Saúde Regional (CRSs), em apenas um período do domingo. Além disso, a unidade do Guanandy vai ficar um dia inteiro sem profissionais de medicina, que passam a atender somento à noite. 

A escala foi divulgada pela assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal e repetiu o problema que pôde ser observado no plantão de ano novo, onde sete locais apresentaram o déficit.

Entre outubro de 2014 e novembro de 2015, o local referência para o atendimento de crianças era o Cempe (Centro Municipal Pediátrico) – denominado oficialmente como PAI (Pronto Atendimento Integrado) – que ficava na região central da cidade, na Avenida Afonso Pena. Após denúncias de má gestão, Alcides Bernal (PP) resolveu optar pelo fechamento logo que reassumiu a prefeitura.

Na época, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) se comprometeu em apresentar uma nova proposta para aumentar a pediatria na rede pública da Capital e fortalecer as demais unidades de saúde. Contudo, não definiu estratégias específicas para aumentar a quantidade desses profissionais, de forma a cobrir a demanda da população.

Hoje (16), nenhum CRS tem como atender crianças e, amanhã, somente no período noturno os postos do Guanandy – onde, durante o dia, sequer há médicos escalados para atendimento adulto - e do Tiradentes terão quatro e três profissionais, respectivamente. Neste sábado, as UPAs do Coronel Antonino, da Vila Almeida e do Universitário contam com entre quatro e seis pediatras cada uma durante os períodos da manhã, tarde e noite, e o atendimento também é garantido na escala do domingo.

Confira abaixo a tabela:

Imagem: Assessoria PMCG


Nos demais postos, nos bairros Aero Rancho, Coophavila II, Moreninha e Nova Bahia, a criança que precisar de consulta médica será encaminhada às unidades de saúde em outros pontos da cidadade. Ainda assim, com os surtos da dengue, todos os locais costumam estar lotados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário